CONSPIRAÇÕES

Contestação, Qualidade de Vida e Atitude na WEB

  • Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

    Junte-se a 1.116 outros seguidores

  • Siga-me no / Follow me on Twitter

    Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Dez regras de etiqueta para a internet

Posted by Fabricio Pessoa em 24 janeiro, 2017

Em tempos de conectividade quase infinita, é muito importante observar algumas regras de conduta dentro de ambientes virtuais, que afinal são extensões de nossa vida física. Sendo assim, elaborei algumas regras importantes para ajudar no seu dia-a-dia eletrônico. Espero que seja útil:

 

  1. Associe corretamente suas ideias com seu texto

Ao enviar mensagens, preste atenção na maneira como expõe suas ideias. O mundo virtual tem muitas armadilhas de interpretação ou de compreensão e elas podem causar um grande mal estar entre as partes que se comunicam, especialmente por conta de erros na forma de se expressarem. Pra ajudar, insira “emocions” e “smiles” em sua mensagem (se esta for informal) para que sua mensagem seja clara e transmita não apenas o conteúdo correto, mas a intenção que está por trás dela.

 

  1. Não grite

Cuidado com o uso exagerado de letras maiúsculas e palavras grifadas ou em negrito nos seus textos porque no mundo virtual elas significam “gritos”, irritação e/ou raiva.

 

  1. Tenha equilíbrio emocional ao escrever qualquer coisa

Não envie emails no calor da emoção porque isso poderá causar uma ressaca moral no dia seguinte. Se recebeu algo que não gostou e lhe tirou do sério, respire e só responda quando tiver mais calmo. A internet não é o local ideal para lavar roupa suja porque tudo que disser poderá dar margem a muitas interpretações.

 

  1. “Minha timeline, minhas regras”

Essa vale para as mídias sociais. Quando uma pessoa escreve em sua própria linha do tempo, ela tem total controle sobre o que postar, bem como tem o direito de manter público ou não os comentários e reações das pessoas sobre sua postagem. Por isso, ao comentar algum post lembre que a opção de aceitar ou não seu comentário não é sua, e sim do proprietário da postagem original.

 

  1. Ambientes difierentes pedem linguagens diferentes

Uma troca de emails do trabalho ou comunicações numa rede colaborativa profissional certamente pede uma forma de linguagem diferente do que, por exemplo, um grupo de amigos do futebol no Whatsapp. Pense no ambiente e no contexto em que você escreverá seu texto, antes de tudo.

 

  1. Pessoas diferentes também pedem linguagens diferentes.

É comum se descuidar dessa regra. Pensamos que, ao escrever (principalmente no Facebook), todas as pessoas com quem temos relações de qualquer tipo irão respeitar ou mesmo concordar com o que escrevemos. Lembre-se que não é assim que acontece, afinal de contas as pessoas são diferentes. Pense também neste detalhe antes de escrever.

 

  1. Procure não abreviar em mensagens formais.

Esqueça as abreviações e o “internetês” em mensagens formais. Lembre-se que a forma como escreverá seus emails certamente refletirá na interpretação que as pessoas terão da sua imagem pessoal e profissional.

 

  1. Você está sendo vigiado

Tenha atenção com tudo o que você escreve e posta nas redes sociais, também porque, atualmente, as empresas não raro monitoram as atividades virtuais dos seus funcionários e (principalmente) daqueles que desejam uma colocação dentro delas. Assim, atente para o teor de suas mensagens, e também para as fotos, notícias e vídeos que você compartilha.

 

  1. Evite o anonimato

Se você se sentir tentada/o a digitar algo anonimamente, lembre que este anonimato é relativo, já que o aparelho de onde você digitá-lo será rastreável. Procure não escrever posts ou comentários de forma anônima, não apenas porque esta atitude desestimula e criação e multiplicação de textos inadequados, como também porque é uma postura de cortesia para com as pessoas em geral.

 

  1. Releia antes de enviar

Seja um post, comentário ou um email, releia a sua mensagem e verifique se nela há erros de português, de concordância ou mesmo se ela passa algum conteúdo diferente do que você realmente deseja. Lembre-se que a internet é a sua vitrine virtual e, portanto, transmite também mensagens a seu respeito – positivas ou negativas.

 

Dúvidas? Sugestões? Críticas? Deixe abaixo seu comentário. Ah, e se gostou, compartilhe esta página!

Obrigado pela leitura!  🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: